Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Alunos do Vetor lideram pódio de aprovados no Sistema de Seleção Unificada

O Ministério da Educação divulgou nesta semana o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas. Entre os aprovados, está a Marcela Azevedo, de 17 anos, que alcançou a maior nota do Enem e é o primeiro lugar geral para ampla concorrência de Medicina na Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM).

“A minha preparação aconteceu durante todo o Ensino Médio”, disse a aluna do cursinho Vetor Centro de Estudos, que também já havia conquistado a aprovação em Medicina na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para a jovem, um dos segredos para alcançar esse resultado foi apostar na resolução de questões por assunto e, principalmente, as divididas pelas competências cobradas no Exame. “Os simulados também foram cruciais para entender o tipo de prova que o Enem é”, comenta Marcela.

Outra aluna do Vetor que lidera o ranking de aprovados no Sisu é a Maria Luiza Leite, de 22 anos, que ocupa o segundo lugar de Medicina. “Estou orgulhosa com o resultado, mas acho que a ficha ainda não caiu”, afirma a jovem, que se prepara há quatro anos para os certames.

Apesar de já ter sido aprovada em Odontologia na UFAM, em 2021, a Medicina era a meta da aluna do cursinho. Para Maria Luiza, para alcançar a aprovação, alguns fatores foram essenciais. “A possibilidade de tirar dúvidas com os professores sem pressa e os simulados, fora o próprio acompanhamento da equipe, principalmente em redação”, aponta.

Quatro vezes

Outro destaque é o Lucas Pereira Rodrigues, 25 anos, que comemora a quarta aprovação no curso de Medicina. Aprovado na Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM), o aluno do Vetor Centro de Estudos já havia passado na Universidade Estadual de Roraima (UERR) na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na Universidade Federal do Pará (UFPA).

“UFAM era meu objetivo desde o início,  a minha aprovação em outros concursos foram consequências da minha preparação no Enem”, destaca Lucas, que já era formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Engenharia de Produção, e trabalhando há três anos em uma multinacional.

A insatisfação com o mercado de trabalho da profissão escolhida acabou levando o jovem a rever sua carreira e decidir por iniciar em outra área do zero. “Como minha família já é toda da área da saúde, Medicina acabou sendo uma consequência”, conta Lucas.

Ele iniciou a sua preparação no cursinho em março de 2022 e, em outubro, já havia conquistado a primeira aprovação. “Por conta da engenharia, eu já sabia que meus pontos fortes eram a área de exatas, então passei a me focar em biologia, química e redação, que eram meu ponto fraco”, revela o aluno do Vetor.

Com isso, produzir de duas a três redações por semana passou a fazer parte da rotina de Lucas, que viu a sua pontuação subir de 580 para 960, além de gabaritar en química em todos vestibulares em que foi aprovado. 

Entender a curva de aprendizagem foi essencial para o vestibulando se sair bem nas provas. “Muita gente se desespera no início da preparação por não ter ido bem nos simulados, mas alguns conteúdos levam tempo para serem assimilados e o resultado só vem no final do ano”, declara Lucas.

Bloco dos Aprovados

Para receber os alunos, o Vetor Centro de Estudos realizou uma verdadeira comemoração em clima de carnaval, o Bloco dos Aprovados. Ao todo, mais de 200 alunos foram aprovados em diversas instituições do país, entre elas, UFAM, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Das 28 vagas de ampla concorrência de Medicina da UFAM, o Vetor contribuiu para aprovação de 13 alunos. O pódio dos três primeiros lugares são do cursinho. Direito, Economia, Enfermagem, além das engenharias, são os outros cursos escolhidos pela maioria dos aprovados.

“Ficamos bastante felizes com mais um resultado conquistado pelos alunos do cursinho. Isso é apenas a materialização do esforço e dedicação deles e da equipe pedagógica do Vetor durante toda a preparação”, celebrou o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio.

Da Assessoria