Um cidadão alemão foi preso no aeroporto de Munique, nesta semana, sob suspeita de traição por supostamente conspirar com um funcionário do serviço de inteligência para repassar informações à Rússia, informou a procuradoria-geral nesta quinta-feira.
O homem, identificado como Arthur E., foi preso no domingo (22), ao chegar à Alemanha vindo dos Estados Unidos, disse o promotor em comunicado. Diz-se que ele é associado de Carsten L., funcionário do serviço de inteligência estrangeiro alemão (BND), que foi preso em dezembro por suspeita de espionagem para a Rússia.
Acredita-se que Arthur E., que não é funcionário da inteligência alemã, tenha repassado ao serviço de inteligência russo informações que obteve de Carten L., de acordo com a declaração do promotor
Um mandado de prisão já havia sido emitido para Arthur E., que foi levado perante um juiz do principal tribunal criminal da Alemanha na segunda-feira e mantido sob custódia, acrescentou o comunicado.
A investigação foi conduzida em estreita cooperação com o BND e o Federal Bureau of Investigation (FBI) dos EUA, disse o promotor.
As autoridades alemãs alertaram sobre o provável aumento da espionagem russa, dado o impasse do Kremlin com o Ocidente sobre a invasão russa da Ucrânia.