Berlim enviou seu primeiro lote de vacinas BioNTech (22UAy.DE) Covid-19 para a China para serem administradas inicialmente a expatriados alemães, disse um porta-voz do governo alemão nesta quarta-feira (21), a primeira vacina estrangeira contra o coronavírus a ser entregue no país.
Nenhum outro detalhe estava disponível sobre o momento e o tamanho da entrega, embora o porta-voz tenha dito que Berlim está pressionando para que estrangeiros que não sejam cidadãos alemães tenham acesso à injeção, se quiserem.
A remessa ocorre depois que a China concordou em permitir que cidadãos alemães na China tomassem a injeção após um acordo durante a visita do chanceler Olaf Scholz a Pequim no mês passado, com o líder alemão pressionando para que Pequim permitisse que a injeção fosse disponibilizada gratuitamente também aos cidadãos chineses. .
Existem cerca de 20 mil cidadãos alemães atualmente no país.
“Posso confirmar que um carregamento da vacina BioNTech está a caminho da China”, disse a pessoa a jornalistas em Berlim.
“Estamos trabalhando na possibilidade de que, além dos alemães, também outros estrangeiros possam ser vacinados com a BioNTech.”
Em troca, os cidadãos chineses na Europa podem ser vacinados com a SinoVac da China, disse o porta-voz.
O comentário vem após um relatório no início deste mês de que o ministério da saúde da Alemanha havia concedido uma licença permitindo que a vacina Sinovac (SVA.O) Covid-19 da China fosse importada para a Alemanha para ser administrada a cidadãos chineses naquele país.