Ageman segue monitorando retomada do abastecimento de água, após vazamento de adutora no Santo Antônio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) seguem monitorando nesta quarta-feira (8), a retomada do abastecimento de água na cidade de Manaus, após o vazamento de uma adutora ocorrido na manhã de terça-feira (7), na Avenida Presidente Dutra, no bairro Santo Antônio, zona Oeste. 

O reparo da rede foi concluído durante a madrugada desta quarta-feira pela empresa Águas de Manaus e o abastecimento está sendo retomado de forma gradual nas áreas afetadas. 

Como o sistema de abastecimento funciona por gravidade, a água volta primeiro nas regiões mais centrais de Manaus e, posteriormente, nas áreas mais elevadas. 

A expectativa da empresa é de que até o fim do dia, toda área impactada pela manutenção emergencial estará com o serviço de água normalizado. 

Áreas como os bairros da zona Sul já estão com o abastecimento sendo retomado. 

Carros-pipas foram disponibilizados pela concessionária para unidades de saúde como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de escolas. 

Equipes da concessionária seguem no local fazendo ajustes como reaterro e limpeza. Parte da via continua isolada. Engenheiros da Ageman seguem vistoriando os trabalhos na localidade. 

O diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, explicou que o trecho da tubulação que apresentou vazamento está localizado em uma área de difícil acesso. 

“Temos imóveis que precisaram ser desocupados, pois estão em cima do muro de arrimo por onde passa a adutora. Foi uma operação delicada e, por isso, a manutenção emergencial levou mais tempo que o previsto inicialmente”, disse. 

Notificação

Na terça-feira, a Ageman notificou a concessionária pelo vazamento. A empresa deverá informar em até cinco dias úteis, as causas do vazamento e demais observações técnicas a respeito do ocorrido. Tudo será analisado pela Diretoria de Concessões, Obras e Saneamento da Agência, inclusive o trabalho social realizado com os usuários que precisaram desocupar os imóveis atingidos, até a conclusão definitiva da obra e a retomada de 100% do abastecimento. 

Além dos técnicos da Ageman da UGPM Água da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da concessionária, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) foram acionados para orientar os motoristas e reordenar o trânsito, visto que a via precisou ser interditada para a realização do serviço. 

A Defesa Civil do município também esteve no local e interditou os imóveis afetados. As famílias foram deslocadas para áreas seguras e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Assistência Social (Semasc) prestou assistência a um grupo de venezuelanos que residia na localidade.

A Ageman e a Águas de Manaus reforçam que qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada nos canais oficiais: 0800-092-0195 (SAC e WhatsApp), site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP ou ainda na Ouvidoria da Ageman pelo 0800-092-3511 ou WhatsApp 98842-5821.