O Alerta de Cheia, primeira edição deste ano de 2022, será divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta quinta-feira (31), em Manaus, com transmissão pela TV CPRM, no YouTube.
A previsão para a cota máxima que o rio deverá atingir no período de cheias será divulgado para Manaus, Manacapuru e Itacoatiara, todas no Amazonas.
O evento antecipa a magnitude da cheia, em média, 75 dias antes do pico máximo esperado, no mês de junho, habilitando os órgãos responsáveis a tomarem medidas de contenção de danos para a população.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil, no mês de janeiro, vários rios da bacia amazônica, incluindo o rio Negro, em Manaus, sofreram aumento expressivo nos níveis. Isso ocorreu por causa do grande volume de chuvas observado nas bacias dos rios Negro e Solimões em dezembro do ano passado.
É o que explica a pesquisadora em Geociências do órgão e responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas, Luna Gripp.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil , CPRM, se em dezembro choveu de mais, no mês de janeiro deste ano, as chuvas foram abaixo da média, ocasionando a redução da cota dos rios antes do previsto.
Esse comportamento atípico aumenta a expectativa sobre o alerta de cheias que aponta a cota máxima esperada em 2022.
Da redação