Primeiro Alerta de Cheias do Amazonas será transmitido nesta quinta-feira (31)

O tradicional “Alerta de Cheias”, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) há mais de 30 anos, terá sua primeira edição de 2022 nesta quinta-feira (31). O alerta será transmitido pela TV CPRM no YouTube, às 9h pelo horário de Manaus e às 10h pelo horário de Brasília.

Desde o ano passado, a apresentação, até então conhecida como “Alerta de Cheias Manaus”, ampliou os limites da capital amazonense e integrou previsões dos níveis dos rios também para outros dois importantes municípios – Manacapuru e Itacoatiara — e passou, portanto, a ser intitulado “Alerta de Cheias do Amazonas”.

A indicação para a cota máxima que o rio deverá atingir no período de cheias será divulgado para os três municípios. O evento antecipa a amplitude da cheia em média 75 dias antes do seu pico máximo esperado, em meados do mês de junho, habilitando os órgãos públicos a tomarem medidas de contenção de danos para a população.

O evento terá a participação da pesquisadora em Geociências do SGB-CPRM, Luna Gripp, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas (SAH Amazonas); dos meteorologistas Renato Senna (INPA) e Ricardo Dallarosa (SIPAM); e de representantes das Defesas Civis: tenente coronel Adson Ferreira – pela Defesa Civil do Estado do Amazonas; e o coronel Fernando Paiva Pires – pela Defesa Civil de Manaus.

“O objetivo desse primeiro Alerta de Cheias é indicar a magnitude do evento de cheias que, provavelmente, irá ocorrer este ano nos municípios de Manaus, Itacoatiara e Manacapuru. Assim, tanto a população quanto os órgãos atuantes podem começar a se preparar com uma certa antecedência, no sentido de minimizarem os impactos negativos associados aos eventos hidrológicos extremos, cada vez mais comuns em nossa região”, destacou a pesquisadora Luna Gripp.

Cheia recorde

Em 2021, o Rio Negro atingiu a cota de 30 metros superando a de 2012 e se tornando a maior cheia já registrada desde 1902.