O governador do Estado, Wilson Lima, lançou, nesta sexta-feira (18), o Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que irá promover atividades esportivas para crianças e adolescentes nas comunidades do Amazonas. Na ocasião, foram entregues R$ 700 mil em fomento ao esporte para cidades do interior.
A agenda de investimentos desportivos ocorreu na Vila Olímpica de Manaus, na zona centro-oeste da cidade. Durante o evento, o governador entregou certificados de alta para mais de 80 pacientes do projeto RespirAR, que atende pacientes com sequelas da Covid-19.
“A gente tem tido uma preocupação muito grande com o esporte de alto rendimento, mas sobretudo com aquele esporte de base e esporte comunitário. O esporte não é só o desenvolvimento de uma habilidade, mas é a formação de cidadão”, defendeu o governador.
O Pelci, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), é mais uma iniciativa do governo em ampliar e desenvolver atividades desportivas na capital e interior do Amazonas. Em Manaus, o projeto já está sendo executado em cinco áreas esportivas revitalizadas pelo estado e chegará, inicialmente, ao total de sete espaços.
O Pelci busca atender mais de cinco mil jovens e adolescentes, na capital e seis no interior, nos municípios de Codajás, Envira, Fonte Boa, Humaitá, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.
Entregas
O governador entregou também cheques aos 14 municípios considerados aptos a receber o investimento de R$ 50 mil do chamamento público Mais Esporte no Interior.
Uma das cidades é Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus). “Nossa cidade é um grande celeiro de craques, campeã em várias modalidades no estado e, certamente, todo esse investimento irá contribuir para que haja um fortalecimento do nosso esporte. Em nome do nosso prefeito e de todos os desportistas do nosso município, queremos trazer essa gratidão e agradecimento”, disse Jorge Martins, representante da prefeitura do município.