A vacinação contra a gripe no Amazonas está abaixo da meta na maioria dos grupos prioritários neste ano de 2021. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado.
A meta de cobertura vacinal da Campanha contra a Influenza é de 90% e, com exceção das puérperas, que alcançaram a meta com 96,7%, todos os outros grupos estão com baixa cobertura vacinal.
Entre as crianças, a cobertura atingiu 68,5% da população vacinada. Entre os idosos, 68,8%. Já entre as gestantes, 82,3%. A FVS informa que 82,9% dos povos indígenas estão vacinados. A cobertura vacinal ainda alcançou 83,2% dos trabalhadores de saúde.
Em novembro, 64 mortes foram registradas no Amazonas em decorrência do surto de gripe no estado. Também foram notificados mais de 500 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves no mês passado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que atribui o aumento a sazonalidade do período de inverno amazônico com muitas chuvas na região.
Os infectados foram identificados em 27 municípios do Amazonas, sendo 63% em Manaus, 34% no interior, e 3% notificados, mas residentes em outros estados brasileiros.
Após o aumento de casos de influenza no Amazonas, a FVS emitiu um alerta pedindo reforço na vacinação contra o vírus e dos cuidados preventivos para redução de transmissão. As vacinas são distribuídas aos municípios, responsáveis pela realização das campanhas de vacinação.
Da redação