A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), intensifica ações de saúde sensibilizando a população a importância da imunização a cobertura vacinal contra o HPV, no Amazonas.
A ideia é aumentar a proteção contra o câncer do colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.
O HPV é agente causador de doenças, como verrugas genitais, cânceres como colo do útero, pênis, vulva e orofaríngea. Desde abril, o Amazonas adota o esquema de vacinação em dose única contra o HPV, seguindo a estratégia estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2024.
A vacina contra HPV está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos. Além disso, também podem receber a vacina contra HPV jovens brasileiros de até 19 anos.
Da redação.