Será lançado nesta quinta-feira, 26, o curta-metragem de ficção “Amamentação: O Sonho de Camila” que apresenta uma narrativa cinematográfica potente que dá voz às experiências de uma mulher trans em busca da maternidade. O lançamento vai ocorrer às 19h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A entrada é franca.
Com roteiro e direção de Taly Nayandra, o filme confronta preconceitos e convida o público à reflexão sobre os desafios enfrentados pela protagonista para realizar seu sonho de ser mãe.
Protagonizado pela atriz Nicka, que interpreta Camila com intensidade e delicadeza, o filme acompanha a personagem em sua jornada ao lado de Marcelo (interpretado por Aizen, um homem trans), com quem compartilha o amor e o desejo de construir uma família. Juntos, eles enfrentam barreiras sociais, emocionais e políticas – desde a transfobia em consultórios médicos até os julgamentos cotidianos.

Ambientada em um contexto de luta, mas também de afeto, a história destaca a importância de narrativas como a de Camila, ainda tão silenciadas no Brasil.
Mais do que um filme, “Amamentação: O Sonho de Camila” é uma obra da sétima arte que aborda, com sensibilidade e profundidade, a legitimidade da maternidade trans, os direitos da população LGBTQIA+ e a força do amor.
Entre cenas de dor e esperança, o curta celebra a diversidade das famílias e provoca: quem tem o direito de definir o que é ser mãe, pai ou família?
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Amazonas), o projeto reforça o cinema como ferramenta de transformação social.
Da redação