Manaus cria mais de mil postos de trabalho na construção civil em 2025

Manaus se destaca no setor da construção civil, liderando a geração de empregos formais e lançamentos imobiliários na Região Norte.

De janeiro a abril de 2025, a capital amazonense criou 1.026 novos postos de trabalho no setor e registrou um aumento de 340% no número de apartamentos lançados, saltando de 431 para 1.900 unidades.

Esses números foram apresentados durante o evento “CBIC Indicadores Regionais – Região Norte”, realizado nesta quarta-feira (18), em Manaus, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sinduscon-AM.

Mais de 75% dos imóveis lançados fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, com crescimento de 469% nas unidades ofertadas e 66% nas vendas em comparação com o ano anterior.

O setor emprega hoje quase 29 mil trabalhadores formais em Manaus, representando 5,67% dos empregos da cidade, e responde por mais de 10% das novas vagas criadas no estado no primeiro quadrimestre.

Apesar dos avanços, especialistas alertam para desafios como o déficit habitacional elevado, escassez de mão de obra qualificada e os efeitos da alta dos juros no crédito imobiliário.

O evento contou com a presença de empresários, autoridades e especialistas do setor, com patrocínio do Banco de Brasília (BRB) e apoio da Fieam, Ademi-AM e Sebrae-AM.