O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e autoridades da Saúde realizaram visita técnica na Arena da Amazônia, em Manaus, para conferir se os protocolos sanitários estavam sendo seguidos para o evento do humorista Whindersson Nunes, programado para este sábado (11).
Participaram da visita, nessa quinta (9) técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e representantes dos órgãos de Controle.
Para participar do evento será necessária a apresentação do cartão de vacina com a situação vacinal completa, distanciamento social, disponibilidade de álcool gel e o uso da máscara no ambiente.
Segundo o comitê, o procedimento foi realizado com o objetivo de evitar que se repitam as cenas registradas durante o show do cantor Gusttavo Lima, quando o público não respeitou medidas como o distanciamento mínimo e nem o uso da máscara. O governador Wilson Lima anunciou que a organizadora do evento será multada por isso. Lima ressaltou ainda, durante coletiva de imprensa, que o mesmo pode acontecer com a organizadora do show de Whindersson Nunes.
Após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos de Covid-19, e em função da variante Ômicron, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Amazonas decide suspender a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas em território amazonense. As novas regras serão válidas para o período de 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022.
O Comitê também decidiu aumentar o valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários. A multa subirá de R$ 50 mil para R$ 500 mil.
O governo também recomenda que não sejam realizados eventos públicos de comemoração de Natal e ano Ano Novo pelas prefeituras.