A antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas será nos dias 23 e 24 de junho.
O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima.
Somados ao pagamento da folha mensal, a medida vai injetar aproximadamente R$ 1,5 bilhão na economia do estado.
No dia 23 de junho será feio o pagamento para o Grupo 1 e 2, que abrange aposentados, pensionistas, policiais militares e civis, bombeiros, servidores da Saúde da capital e do interior, Secretaria de Educação e Desporto e servidores do interior da Sefaz, Idam, Sepror, SNPH, UEA, Seap e Adaf.
No dia 24 de junho acontece o depósito dos valores para os demais servidores que fazem parte do Grupo 3.
A antecipação do 13º salário vai ajudar a aquecer a economia e movimentar o comércio. Em 2024, a antecipação do benefício aconteceu no mês de julho. A primeira parcela equivale a 50% do salário bruto. Não há desconto do imposto de renda nem da Amazonprev. Esses recolhimentos ocorrerão na liquidação da última parcela do décimo terceiro, no final do ano.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), cerca de 82 mil servidores ativos serão beneficiados com a antecipação e o pagamento do salário mensal, correspondendo a R$ 942 milhões. O restante será direcionado para inativos e pensionistas.