O Estado do Amazonas adquire 6,2 toneladas de alimentos de 16 produtores rurais que são afetados pela cheia dos rios nas cidades de Humaitá e Eirunepé.
Os alimentos foram doados a instituições que atendem pessoas em vunerabilidade nos municípios.
A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural, a Sepror. Foram investidos R$ 110 mil.
Em Humaitá, foram adquiridas 1,6 toneladas de peixes para a Semana Santa e também 1,7 toneladas de alimentos entre, banana, farinha, macaxeira e limão, totalizando 3,3 toneladas compradas de 12 produtores rurais.
Os alimentos foram destinados para sete instituições socioassistenciais e um hospital do município, buscando beneficiar mais de 600 famílias em vulnerabilidade social e nutricional.
Já em Eirunepé, foram entregues mais de 2,9 toneladas de alimentos para Semana Santa, macaxeira, cheiro-verde, mamão, limão, farinha, banana prata, pimenta de cheiro e jerimum, para uma instituição socioassistencial do município, visando atender mais de 400 famílias.
O Porgrama de Aquisição de Alimentos compra alimentos diretamente da agricultura familiar com doação simultânea para entidades carentes. Em 2025, o programa tem o aporte de R$ 5 milhões para adquirir 81 tipos de produtos em 61 municípios do Amazonas. A estimativa é atender mais de 3,4 mil produtores rurais.
Da redação.