Por Jefferson Ramos
As primeiras pesquisas eleitorais do segundo turno entre o prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), serão divulgadas a partir da próxima semana. Na segunda-feira, 14, a previsão é de que cinco levantamentos sejam publicados.
Na terça-feira, 15, outras sete pesquisas de intenção de voto serão disponibilizadas, conforme registro feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultado na tarde de ontem pela Band News Difusora.
Os primeiros institutos a divulgar pesquisas serão Atlas Intel, Eficaz Pesquisas, Marca Pesquisas e Mercado, 100% Cidades e DC Castro Comunicação e Marketing.
Em seguida, os institutos Véritas, Real Time Big Data, Paraná Pesquisas e Pontual Pesquisas. A Pontual registrou quatro pesquisas com datas de início distintas.
À reportagem, o sócio da Pontual Pesquisa explicou que a intenção dos estudos é medir o cenário eleitoral em diferentes períodos.
Nos quatro levantamentos foram ouvidos mais de mil pessoas em 63 bairros da cidade. A margem de erro é de 3% com confiança de 95%.
Diferentes dos outros cinco institutos, as pesquisas da Eficaz Pesquisas e da Marca Pesquisas e Mercado foram executadas sem recursos próprios. Os levantamentos foram contratados por empresas de terceiros.
DC Castro Comunicação e Marketing, Eficaz Pesquisas e Paraná Pesquisas registraram estudos com menos de mil entrevistados. Segundo o sócio da Action Pesquisas, Afranio Soares, quanto menor a amostragem definida, maior será a margem de erro estatística.
Geralmente, a apresentação do resultado de estudos de intenção de voto ocorre dentro de uma semana que é o período entre a data do registro e a data da divulgação. Ou seja, quem registra na segunda, divulga no sábado.
David Almeida passou para o segundo turno na liderança com 32,16% dos votos válidos, que representa 354.596 votos. Alberto Neto teve 275.063 votos, quase 25%.