Em entrevista ao DanzoaCast, o Podcast do Daniel Anzoategui, o candidato a vereador de Manaus, Elvys Damasceno, conta como começou o projeto social esportivo que transformou a vida de mais de 1.200 jovens em Manaus. Também revelou detalhes da sua convivência com o mestre Osvaldo Alves e de como recebeu sua 6ª graduação de faixa preta do Jiu-Jitsu das mãos do mestre e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux.
Elvys, que é presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu e ex-secretário de esportes, relatou como surgiu a ideia do projeto, chamado “Equipe Elvis Damasceno”. O Projeto existe há mais de 25 anos e contribuiu para redução da violência e evasão escolar entre jovens da capital amazonense.
Elvys conta que começou a dar aulas de jiu-jitsu em um espaço improvisado em 1999, incentivando crianças carentes a participarem, em aulas gratuitas, desde que mantivessem seus estudos. O projeto cresceu rapidamente, atraindo mais de 1.200 jovens, muitos dos quais se tornaram campeões em competições.
Conforme Damasceno, algumas exigências do projeto ajudam as crianças a perseverar nos treinos. “Tem que apresentar o boletim escolar para continuar treinando. Também não pode brigar na rua. Tem vários fatores ali que fazem ele realmente ser um atleta de verdade. Não adianta você ser campeão no tatame e ser um filho ruim. Tem que ser campeão na vida. Tem que ser um bom aluno, tem que ser um bom filho”, afirmou.
Durante a conversa, Elvys enfatizou a importância do envolvimento familiar para o sucesso dos jovens, destacando que o esporte pode tirar as crianças de caminhos perigosos, como o tráfico e a criminalidade. Ele citou depoimentos emocionantes de ex-alunos que transformaram suas vidas através do projeto. “Os resultados são a médio e longo prazo, mas já estamos vendo mudanças significativas na vida dessas crianças. É um investimento barato com retorno enorme”, afirmou Elvys.
Além de seu trabalho no jiu-jitsu, o candidato se comprometeu a expandir iniciativas semelhantes em outras modalidades esportivas e para todas as zonas da cidade. Ele avalia que mais projetos esportivos e sociais podem ajudar a reduzir a criminalidade em Manaus.
A entrevista completa você pode conferir no Canal do DanzoaCast através no link abaixo: