O ministro Mauro Campbell Marques toma posse como corregedor nacional da Justiça.
Ele foi empossado no cargo nesta terça-feira (3/9), em solenidade no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
Participaram da posse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nomeou o ministro para o cargo, além de ministros do governo e de tribunais superiores. O governador do Amazonas, Wilson Lima, do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também estiveram presentes na solenidade.
O manauara de 60 anos substitui o ministro Luis Felipe Salomão, que ocupava o cargo. Salomão é, atualmente, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça.
Biografia
Mauro Campbell, nascido em Manaus, foi promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas, em 1987. Foi também secretário estadual da Justiça entre 1991e 1993, secretário da Segurança Pública de 1993 a 1995 e da Controladoria-Geral do Estado em 2004.
Promovido a procurador de Justiça em 1999, foi eleito três vezes procurador-geral de Justiça, desempenhando integralmente os mandatos nos biênios 1999–2001 e 2001–2003 e parcialmente no biênio 2007–2009. Em junho de 2008, renunciou ao cargo depois de ser nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça, em vaga destinada a membro do Ministério Público.
Estiveram na posse de Mauro Campbell o vice-presidente do TRF2, desembargador federal Aluisio Mendes; a corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargadora federal Leticia De Santis Mello e a desembargadora federal do TRF2, Andréa Esmeraldo.
Da redação.