Lideranças do município destacaram avanços na região após a CPI das ONGs. “Não é aceitável que os povos da região continuem vivendo na pobreza enquanto estão sobre as maiores riquezas do planeta,” destacou o senador
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) recebeu, no sábado (31), o título de cidadão de São Gabriel da Cachoeira, em uma cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. A região, conhecida por ser a mais indígena do Brasil com cerca de 23 etnias, homenageou o parlamentar pela sua dedicação e trabalho em prol das comunidades locais.
Em seu discurso, Valério refletiu sobre seu retorno ao município, que acontece exatamente um ano após a diligência da CPI das ONGs, a qual presidiu e que investigou abusos cometidos por ONGs como o Instituto Socioambiental (ISA). “Fiquei satisfeito ao ouvir do vereador Edivan Lizardo que, após a CPI, muita coisa mudou na região. Isso demonstra que nossa luta está trazendo resultados,” afirmou o senador.
Plínio Valério expressou seu descontentamento com a persistente pobreza enfrentada pelos povos da região, que vivem sobre grandes riquezas naturais como diamantes, ouro, nióbio e terras raras. “Não é aceitável que os povos da região continuem vivendo na pobreza enquanto estão sobre as maiores riquezas do planeta,” destacou.
O senador também anunciou que foram destinadas diversas emendas parlamentares para São Gabriel da Cachoeira, incluindo recursos para a compra de barcos, geradores, conexão digital nas aldeias e melhorias na saúde. “Esses investimentos têm impactado positivamente a vida de centenas de pessoas na Cabeça do Cachorro, como é conhecida a região,” ressaltou Valério.
Além disso, Plínio Valério aproveitou a ocasião para se comprometer com a destinação de uma nova emenda para a construção de um centro cirúrgico no Hospital Regional da Guarnição. “Seguimos trabalhando por São Gabriel e todos os municípios do Amazonas,” concluiu o senador.
Antes da cerimônia, o senador foi recepcionado com música e danças na comunidade de Santo Antônio, onde a construção de um posto de saúde foi possibilitada por uma de suas emendas. Valério reafirmou seu compromisso de continuar enviando recursos para apoiar a população local.
No entanto, o senador também expressou sua indignação com a paralisação das obras da Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Indígenas. Os recursos para a construção foram destinados por emendas parlamentares do senador Plínio Valério e visam atender indígenas que vão até o município para receber benefícios de assistência social e realizar outras atividades, mas que atualmente são forçados a dormir nas ruas, sem dignidade.
“Vou acionar o Ministério Público Federal e solicitar providências, pois a obra é de responsabilidade federal. Não é o município que está executando, mas sim o governo do estado. Esta é uma bandeira minha e eu não vou desistir. A unidade vai acolher os indígenas que hoje dormem à beira dos rios e nas pedras,” afirmou o senador.
Da Assessoria