Estudantes de Medicina realizam ação sobre aleitamento materno em UBS de Manacapuru, na quinta (29)

Estudantes da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru realizam na próxima quinta-feira (29) às 14h ações com orientações sobre aleitamento materno na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rangel Ruiz, na rua Principal, 2063, bairro Nova Manacá. A atividade faz parte da campanha Agosto Dourado, iniciativa nacional que visa reforçar a importância da amamentação.

Esta semana os alunos realizaram a atividade também na UBS Gaspar Fernandes, na rua João de Deus, 2014, bairro Liberdade. Estão envolvidos nas ações docentes e estudantes do segundo ao quarto período do curso de Medicina da instituição. A diretora-geral da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, Karen Ribeiro, ressalta que o objetivo das ações é possibilitar que os alunos desenvolvam de maneira prática as habilidades adquiridas em sala de aula. Em contrapartida, a população tem acesso a informações de qualidade sobre temáticas importantes como a amamentação.

A coordenadora do Eixo Comunidades da Afya Faculdades de Ciência Médicas, Vanessa Figueiredo explica que serão realizadas orientações nas salas de espera das UBSs, sendo direcionadas a grávidas, puérperas e lactantes. Segundo a coordenadora, é imprescindível que as mães, seja de primeira viagem ou não, estejam conscientes dos benefícios da amamentação tanto para o bebê quanto para ela própria. Entre eles, ela cita a recuperação no período pós-parto, no qual o útero volta ao normal com mais rapidez, e o vínculo afetivo entre mãe e bebê.

Durante as conversas, os estudantes vão orientar ainda sobre a posição da criança no momento da amamentação. “Muitas mães têm dúvidas em relação a isso. Sempre falamos que a posição ideal é aquela que for mais confortável para os dois, mas existem maneiras de tornar o momento melhor. A mãe precisa estar com apoio para sustentação da cabeça do bebê.  A recomendação é amamentar sentada com apoio ou deitada, o mais relaxada possível. O bebê pode estar em diversas posições, mas a comum é a tradicional em que a criança fica de frente, barriga com barriga. Há também a posição invertida, apoiando a cabeça do bebê com as mãos e colocando as perninhas por baixo da axila”, frisa.

Outra dúvida bastante comum das mulheres é em relação aos cuidados com os seios, por causa de fissuras e dores. Vanessa Figueiredo aconselha que o preparo se inicie antes do parto. Ações simples podem ajudar, como tomar banho de sol nas mamas por cerca de 30 minutos, de preferência antes das 9h ou após às 16h. Se o mamilo for invertido, ou seja, com o bico para dentro, a mulher pode estimular por meio de um exercício. Basta pressionar o mamilo para dentro e puxar suavemente para fora.

Para as mães que já estão amamentando, a orientação é sempre revezar o seio entre as mamadas e higienizar as mãos e as mamas antes e após a amamentação. Se ficar vermelho, dolorido e com inchaço pode ser feita compressa fria. “Mas com cuidado, pois o excesso de compressa fria pode provocar a redução na produção de leite, assim como a compressa morna pode aumentar sua produção. Se houver sangramento, pus ou rachadura na mama, recomenda-se procurar um profissional de saúde”, acrescenta.

De acordo com Vanessa, em relação à produção de leite, o indicado é aumentar a ingestão de líquidos, seja de água, suco, caldos e sopas, e de alimentos nutritivos. Além disso, a mulher deve amamentar sempre que o bebê quiser, pois a livre demanda estimula a produção devido a sucção.

Da Assessoria