Rios Madeira e Purus entram em escassez hídrica e a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) declara “situação crítica” nas duas regiões no Amazonas. A medida está publicada no Diário Oficial e deve seguir prazo até 30 de novembro, com base em estudos e dados de monitoramento.
De acordo com os institutos de climatologia, a precipitação acumulada nas bacias do rio Madeira e do rio Purus ao longo do período chuvoso, de novembro a abril, foi caracterizada por chuvas abaixo da média, tendência que continua no atual período seco. As anomalias negativas de chuva afetaram os níveis dos rios da região, que se mantêm próximos aos valores mínimos históricos.
O Purus se localiza dentro dos limites territoriais do Brasil e Peru, com mais de 90% de sua bacia inserida nos Estados de Amazonas e Acre.
No Madeira estão localizadas duas importantes usinas hidrelétricas: Jirau e Santo Antônio. O Madeira serve, ainda, como importante hidrovia usada para transporte fluvial de carga e passageiros, com trecho navegável entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM).
Da redação.