Por Tawanne Costa e Ricardo Chaves
A Secretaria Nacional de Defesa Civil promete antecipar ajuda aos municípios amazonenses que já sofrem com as inundações nas suas sedes e zonas rurais.
Boca do Acre, Envira e Guajará já estão em situação de emergência. Somente em Boca do Acre, são mais de 16 mil moradores atingidos.
Ao todo, já são dez municípios do Amazonas em estado de alerta; Guajará, Ipixuna, Itamarati, Envira, Eirunepé, Carauari, Boca do Acre, Pauini, Labrea e Canutama. Já Juruá encontra- se em estado de atenção
Os dados foram divulgados durante reunião do titular da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, e o deputado Saullo Vianna (UB-AM).
Para a BandNews Difusora FM, Saullo Vianna explicou que abordou a situação enfrentada pelas cidades amazonenses e esclareceu sobre os próximos passos para o acesso recursos federais:
O político explica que apesar de ser um processo burocrático já está em andamento:
A cheia dos Rios Acre e Purus tem afetado os moradores de Boca do Acre, município do interior do Amazonas, segundo a Defesa Civil. O nível dos rios chegou a 20,20 metros, nesta terça-feira (12), ultrapassando a cota de transbordamento em 1,45 m.
Outro município do Estado que também tem sofrido com a subida das águas é Envira. A cidade decretou em situação de emergência no dia 4 de março após a cheia dos rios Tarauacá e Envira.