A Corte Interamericana de Direito Humanos (CIDH) informou que vai notificar o Governo Federal a cumprir suas obrigações com os povos indígenas Yanomami.
A Comitiva, que está em Roraima desde o dia 22 de outubro, informou que recebeu denúncias sobre abusos sexuais de jovens e crianças indígenas além violações aos direitos dos nativos em relação ao acesso à saúde, alimentação e a vida.
A comitiva esteve nesta quarta-feira na região do Auaris, a mais próxima da fronteira com a Venezuela, onde vivem indígenas das etnias Yanomami e Yekuana.
A juiza Nancy Hernández disse, em coletiva com a imprensa, que recebeu “fotos, vídeos e informações sobre casos de violações sistemáticas às mulheres e crianças”.
Segundo o vice-presidente, Eduardo Ferrer Mac-Grego, além dos relatos de abusos em troca de comida, os nativos ainda estão sofrendo com a contaminação da água e perdas de vida para a malária e diarreia.
Agora a corte interamericana ouvirá o Governo Brasileiro sobre as medidas que foram adotadas até o momento e cobrará novas providências.