Reportagem: Eros de Sousa
Foi realizado nessa quarta-feira (05) o primeiro transplante renal da rede pública estadual de saúde do Amazonas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O procedimento foi feito no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.
O responsável pela cirurgia foi o médico Marcelo Perosa que é coordenador cirúrgico do projeto Transplante Sem Fronteiras (TSF), o paciente é um homem de 35 anos e o doador seu pai, de 55 anos.
Marcelo Perosa relatou que esse tipo de atendimento vai ajudar a mudar vidas no estado. (Ouça)
O procedimento cirúrgico teve duração de aproximadamente quatro horas.
O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica.
Os exames com os pacientes para avaliação pré-transplante iniciaram, em abril, após estabelecimento de critérios para o agendamento.
300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade.
A dupla foi selecionada para a realização do primeiro ato cirúrgico e mais quatro pares estão no processo de avaliação e preparação para os próximos procedimentos.
O governador Wilson Lima destacou o feito inédito no estado. (Ouça)
O Amazonas tem cerca de mil pacientes em diálise, que é um processo que substitui a funções dos rins, como a remoção de resíduos e excessos de líquidos no corpo.
Cerca de 700 pacientes estão inscritos em outros estados e que, a partir de agora, poderão realizar os procedimentos no seu próprio estado.
O ambulatório projetado no Hospital Delphina Aziz exclusivamente para pacientes transplantados foi inaugurado em dezembro de 2022.
O atendimento iniciou por pessoas que já realizaram os procedimentos em outros estados. Em abril deste ano, a unidade passou a atender para pré-transplantes, com consultas por meio do complexo regulador.