Em fórum de governadores, Wilson Lima defende garantias à ZFM

Em fórum de governadores, Wilson Lima defende garantias à ZFM

Em fórum com governadores de todo o país, Wilson Lima defende a reforma tributária igualitária e com garantias à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Os chefes do Executivo dos 26 estados e do Distrito Federal (DF), estiveram reunidos em Brasília nessa quarta-feira (24).

Lima destacou que o texto em construção precisa dar garantias para manutenção da Zona Franca, que gera mais de 115 mil empregos e contribui para que 98% da cobertura florestal do Amazonas permaneça intacta.

O governador defendeu ainda que a proposta precisa dar garantias expressas de como se dará a preservação da Zona Franca, que representa 70% da atividade econômica do estado e dá ao Amazonas a condição de exportador de bens para o resto do país.

O modelo econômico também beneficia os estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

O encontro dessa quarta-feira (24) contou com a presença do relator da matéria sobre a reforma tributária na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro, e do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco.

Também participaram da reunião outros parlamentares – incluindo amazonenses – que integram o grupo de trabalho da reforma tributária.

O texto original da proposta de reforma tributária prevê a substituição do IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS (incidentes sobre o consumo) por dois novos impostos.

Um deles é o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), nos moldes do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) cobrado na maioria dos países desenvolvidos.

O outro seria o Imposto Seletivo que incidiria sobre bens prejudiciais à saúde, a exemplo de bebidas e cigarros, e bens prejudiciais ao meio ambiente.

Da redação