O Manaus já iniciou a semana de preparação visando o confronto de volta das quartas de final do Campeonato Amazonense de 2023 contra o Nacional, que acontece neste sábado (18), às 15h30, na Arena da Amazônia. O Gavião do Norte precisa vencer por, no mínimo, dois gols de diferença para avançar às semifinais do Estadual.
Quarta melhor campanha na primeira fase, o Esmeraldino possui a vantagem do empate no placar agregado do confronto em relação ao Nacional, que terminou na quinta posição. Após a derrota por 3 a 1 no primeiro jogo, uma vitória por 2 a 0 no segundo duelo coloca o Gavião Real na próxima fase.
Uma das novidades e destaques na partida de ida, o volante Charles fez sua estreia como titular e demonstrou um ótimo desempenho junto da equipe esmeraldina. O atleta comentou sobre a retomada das atividades depois da derrota, e de como o grupo teve que assimilar o resultado “A gente digeriu a derrota, né? Até porque não temos tempo de estar nos lamentando. Já começamos a trabalhar a todo vapor. Vamos verificar os pontos fortes e os pontos não tão fortes, mas sabemos que fizemos uma boa partida”, afirmou Charles.
Além disso, Charles fez uma leitura sobre a partida de ida, reconhecendo o trabalho do grupo e destacando pontos de atenção indispensáveis para a equipe. “Eu acho que tivemos um belo volume de jogo. Criamos chances – até mais que o próprio adversário, pelo meu ponto de vista. Tivemos mais o controle da partida, eu acho que é a gente manter esses pontos positivos que a gente teve, controlar bem o jogo, ser forte defensivamente e a gente ir pra cima, fazer um bom jogo”, completou.
Para esta partida, o Manaus vai contar com o retorno do volante Kadu, que não esteve em campo nas últimas três partidas do Campeonato Amazonense por conta de suspensão. Na rodada 8 da primeira fase, o jogador levou dois amarelos e acabou suspenso pelo terceiro cartão amarelo e pela aplicação do vermelho. Além disso, o camisa 8 do Gavião tomou um jogo de suspensão por conta de um incidente no jogo contra o Rio Negro.
Reforços na área
Buscando aprimorar todos os setores do clube, o Manaus também busca reforços fora das 4 linhas. Nesta semana, a comissão técnica do Gavião do Norte ganhou dois novos integrantes: o analista de desempenho César Raro e o preparador físico Leonardo Bassotto. Além da reta final do Campeonato Amazonense, o Esmeraldino ainda tem pela frente a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.
O analista de desempenho César Raro possui 37 anos de idade e iniciou a carreira no Pelotas-RS. Depois, trabalhou por Avenida-RS, Cuiabá-MT, Glória-RS e Azuriz-RS antes de chegar ao Camboriú-SC, seu último clube antes de vir para o Gavião do Norte. O profissional é natural de Pelotas-RS.
Já o preparador físico Leonardo Bassotto é natural de Farroupilha-RS e tem 33 anos de idade. O profissional também vem para sua primeira experiência no futebol da Região Norte e já trabalhou em clubes como Vila Nova-GO, junto com o treinador do Manaus, Higo Magalhães, América-RN, Santa Cruz-PE e Camboriú-SC. Neste último clube, em Santa Catarna, Leo também fez parte da comissão técnica de Higo Magalhães.
Com um elenco unido e focado para o jogo da volta, o Manaus entra em campo às 15h30 de sábado (18), na Arena da Amazônia. O zagueiro Gutierrez apontou o que não pode faltar para o Gavião Real alcançar a virada. “A atitude, a personalidade para jogar não pode faltar. Conseguimos criar jogadas a partir da saída de bola e concluir com finalização, conseguimos rodar a bola. Criamos mais do que vínhamos criando e é baseado nisso que a gente acredita que podemos fazer melhor, acompanhado com mais concentração”, afirmou o defensor.