Um sismo de magnitude 7.8 na escala aberta de Richter, ocorrido no sudeste da Turquia, causou mais de 1900 mortos e milhares de feridos na Turquia e na Síria. Acompanhamos aqui a situação ao minuto.
14h06 – EUA disponibilizam ajuda à Turquia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar “profundamente triste” com a tragédia na Turquia e na Síria e prometeu ajuda por parte de Washington.
“Instruí a minha equipa a continuar a monitorizar de perto a situação em coordenação com a Turquia e fornecer toda e qualquer ajuda necessária”, escreveu o presidente norte-americano no Twitter.
I am deeply saddened by the loss of life and devastation caused by the earthquake in Turkiye and Syria. I have directed my team to continue to closely monitor the situation in coordination with Turkiye and provide any and all needed assistance.— President Biden (@POTUS) February 6, 2023
13h57 – Presidente do IPMA. “Sismo vai ter impacto enorme e durante muito tempo”
O físico Miguel Miranda explicou, no Jornal da Tarde, que não há “evidência histórica”, na Turquia, de um sismo com a magnitude daquele que ocorreu” na madrugada desta segunda-feira e cujos efeitos se estenderam à Síria.
13h45 – Número de mortos ultrapassa os 1900
Os dados avançados pela Síria e pela Turquia apontam para pelo menos 1900 mortos em ambos os países em consequência do abalo desta segunda-feira.
De acordo com a agência pública de gestão de desastres da Turquia (AFAD), o número de mortos aumentou para 1121 naquele país e há ainda 7634 feridos. Orhan Tatar, chefe do departamento AFAD, avançou ainda que 2.834 edifícios foram destruídos no terremoto e foram registadas 120 réplicas.
Por sua vez, na Síria, o governo e equipas de resgate em áreas rebeldes apontam para pelo menos 783 vítimas.
13h36 – Países enviam equipas para ajudar vítimas de sismo na Turquia e Síria
Portugal está disponível para integrar o esforço europeu de ajuda à Turquia e à Síria, mas espera ainda a avaliação das necessidades no terreno.
+ Da RTP
Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas dos terremotos que atingiram a região central da Turquia e o noroeste da Síria, nesta segunda-feira (6). “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.
O terremoto de magnitude 7.8, que ocorreu no início da manhã, foi o pior a atingir a Turquia neste século.