O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) contará com um trailer que funcionará como a primeira unidade móvel acoplável, utilizada para ações de consultas e pesquisas de campo realizadas pelo instituto.
O trailer, adquirido com recursos de emenda parlamentar, para execução do projeto “Impacto da Pandemia por Covid-19 na saúde de populações vulneráveis na Amazônia” e anunciou a aprovação de nova emenda.
O deputado federal (PT-AM), José Ricardo Wendling, foi o autor de emenda parlamentar que possibilitou a aquisição de um trailer. O parlamentar visitou nessa semana a sede da Fiocruz Amazônia e foi recebido pela diretora Adele Schwartz Benzaken, que ressaltou a satisfação de poder fazer a prestação de contas da execução da emenda parlamentar nº 41090009/2021, viabilizada por Wendling, que aproveitou a visita para anunciar a aprovação de nova emenda que irá beneficiar não só as atividades de pesquisa, mas também de ensino promovidas pela Fiocruz Amazônia.
Para José Ricardo, os recursos adquiridos através da emenda são de suma importância para a realização de ações de ensino e pesquisa na área da saúde, dada a relevância do trabalho realizado pela Fiocruz Amazônia na região. “A gente fica muito satisfeito, pois a Fiocruz é uma instituição com muita credibilidade, muito séria, reconhecida a nível nacional e mundial, então o trabalho que é desenvolvido aqui em Manaus, no Amazonas e na Amazônia é muito importante para a saúde, na área da pesquisa, no enfrentamento de doenças e nas ações que, portanto, beneficiam a população. A busca de recursos através de emenda parlamentar é exatamente para isso, fortalecer o trabalho. É muito bom quando a gente vê, que aqui já está sendo executada a aquisição de um trailer que será usado para que a Fiocruz esteja mais próxima da população, no trabalho de pesquisa, no atendimento”, ressalta.
APLICABILIDADE SOCIAL
Rita Bacuri, pesquisadora social da Fiocruz Amazônia, destaca a função principal da unidade móvel: “ir onde o povo está”. Segundo ela, o veículo será instrumento de parcerias com as secretarias municipal e estadual de Saúde para ações conjugadas de campo e implementação de políticas públicas de saúde, com a participação do corpo técnico das instituições, levando orientação e serviços para a população. “O trailer terá também uma finalidade educativa, sendo referência para atividades de exposição e pesquisas de campo da Fiocruz Amazonia em comunidades indígenas e ribeirinhas urbanas”, afirmou.
Conforme explicou a médica Flor Ernestina, pesquisadora em Saúde Pública do ILMD Fiocruz/Amazônia, a nova aquisição da instituição possibilitará a promoção de ações de pesquisa que necessitam desta estrutura para a realização de consultas com gestantes, participantes de estudos realizados pela equipe de pesquisadores da Fiocruz. “Nesse projeto que tem como objetivo estudar várias doenças infecciosas em gestantes, nosso plano era instalar uma espécie de consultório, onde pudéssemos fazer essa avaliação de infectologia nas gestantes, na UBS em que elas realizam seus controle pré-natal. A ideia é que possamos ir com nosso consultório nas UBS de diferentes áreas da cidade para que tenhamos uma representação de todo o município de Manaus”, pontua.
RECURSOS
Durante reunião com a direção da Fiocruz Amazônia, José Ricardo realizou o anúncio e entrega do termo de nova Emenda 410900023/2023 para a instituição, válida para o exercício de 2023, em que destinou o valor de R$ 1,5 milhão, com o objetivo de fortalecer as ações no âmbito da Fiocruz Amazônia, no que diz respeito a realização do Mestrado Profissional em Epidemiologia Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança – MPESMC para a Região Amazônica.
Em seus mandatos, o deputado José Ricardo tem priorizado emendas para instituições que investem em ensino e pesquisa, como o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo o parlamentar, houve alocação de recursos, por meio de emenda parlamentar de bancada, para o período de quatro anos, no valor de quase R$ 176 milhões, na área da educação, ensino e pesquisa, assistência, saúde, cultura e povos indígenas.