Após constantes assaltos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), órgãos de segurança do estado devem começar a atuar no campus. Pelo menos é o que prevê um acordo de cooperação técnica que será firmado entre a instituição de ensino e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
A construção do documento foi definida nessa terça-feira (6) durante reunião entre membros de órgãos de Segurança Pública, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul de Manaus.
No mês passado, a BandNews Difusora FM veiculou reportagens com relatos de estudantes que foram abordados por criminosos nas paradas de ônibus que ficam dentro do campus e também nos coletivos que atendem a universidade.
Nos próximos dias devem ser definidas as atribuições da SSP, Ufam e Polícia Federal.
O secretário de segurança, Carlos Alberto Mansur, explica que serão alinhadas estratégias em conjunto, incluindo ações de Inteligência para identificar as quadrilhas que estão atuando no campus.
A atuação das forças ainda deve ter uma data definida para iniciar a partir dos encontros programados.
O reitor da Ufam, Sylvio Puga, disse que o problema é pontual e que espera uma resolução.
A Ufam tem mais de 19 mil alunos matriculados e cerca de 80% dos estudantes utilizam transporte público, de acordo com a assistência estudantil.