Muitas pessoas associam o mês de outubro às crianças por causa da data comemorativa. Porém, além desta importante ocasião, o período também é dedicado a homenagear os dentistas no dia 25.
Portanto, as duas datas reforçam a atenção com a saúde bucal infantil, tema importante a ser debatido no atual contexto.
A cárie é uma doença que atinge grande parte da população brasileira e a prevenção é o método mais eficaz para evitar que as bactérias se proliferem.
A odontopediatra Alanna Fogaça afirma que as duas principais causas da doença e ressalta a importância da primeira ida ao dentista. (Ouça)
Alanna também orienta quais hábitos os pais e mães devem aderir para higienizar e preservar os dentes dos filhos. (Ouça)
Dentre os responsáveis que se mantêm atentos à saúde bucal das crianças, está a funcionária pública Priscilla Araújo.
Priscila é mãe de dois: Lucas, de 5 anos, e Lara, de 10 anos. Ela compartilha que os filhos visitam o dentista periodicamente e que eles nunca tiveram cárie. (Ouça)
Em 2019 foi divulgada a “Declaração de Bangkok sobre Cárie na Primeira Infância” documento elaborado pela Associação Internacional de Odontopediatria (IAPD), que contou com a participação de professores e pesquisadores de diversos países do mundo, incluindo 2 brasileiros, o professor doutor Carlos Alberto Feldens e o professor doutor Marcelo Bönecker.
A Declaração de Bangkok da IAPD recomenda inúmeras ações para reduzir a incidência de cárie precoce da infância (CPI), como realizar ações para informar e conscientizar pais, dentistas, técnicos em saúde bucal, médicos, enfermeiras e outros profissionais da saúde, entre elas: limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas e evitar açúcares livres para crianças com menos de dois anos de idade; e escovar os dentes de todas as crianças duas vezes por dia.