A partir desta semana, 84 pontos de vacinação contra a Covid-19 serão disponibilizados em Manaus. O aumento no número de postos foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Três pontos estratégicos de grande fluxo foram retomados: o Studio 5, na zona Sul, o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, e o Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Oeste.
O ponto de vacinação na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira também foi reativado para para ampliar o acesso à imunização contra a Covid-19. A unidade começou a operar nesta segunda-feira (4), com atendimento das 9h às 16h, para imunização de crianças, adultos e idosos.
De acordo com a prefeitura, a ampliação dos postos de vacinação ocorre em função do aumento de casos de coronavírus em Manaus, que gerou alta demanda pelos imunizantes.
A jornalista Rebeca Beatriz foi uma das pessoas que se infectaram nos últimos dias. (Ouça)
Importante na estratégia de combate ao coronavírus, a testagem também foi ampliada na capital. De acordo com a Semsa, a rede básica de saúde, que ofertava o teste em 28 estabelecimentos, agora oferta o procedimento em mais 24, totalizando 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o serviço de testagem rápida.
O teste é indicado para pessoas que estão entre o segundo e o sétimo dia de sintomas gripais associados, como febre ou calafrios, tosse seca, coriza, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, indisposição, entre outros.
Os pontos de vacinação e de testagem podem ser conferidos no site.
Para receber o imunizante, o público deve apresentar um documento de identidade com foto e o cartão de vacina. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
A quarta dose já está liberada para todos os usuários com 18 anos de idade ou mais, que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.